Estava eu no outro dia, juntamente com uma grande amiga de infância, a assistir ao "5 para a meia noite", quando a Filomena Cautela perguntou aos convidados qual é a pior coisa que eles podem ouvir! Não me lembro das respostas, porque eu e a joana começámos a debater sobre o assunto e a deixar o programa continuar em segundo plano!
Sempre achei que pior que tudo, pior que "odeio-te" ou "acabou" ou qualquer outra coisa do género, é ouvir ou até dizer: "Desiludiste-me!"... Porquê? Porque a desilusão traz com ela um conjunto de outros sentimentos negativos, pode envolver mentiras, atitudes inesperadas, traições, etc; pode alterar completamente a opinião de uma pessoa, pode levar a que nunca mais nos relacionemos.
Digo isto porque acho que muitas vezes dizemo-lo sem pensar, sem dar a devida importância! E porque acho que o pior é alguém ficar com uma ideia errada de nós e desistir sem sequer tentar perceber o porquê da atitude que tomámos.
Ninguém é perfeito e, antes de pensarmos em desilusão, devemos analisar bem a situação, devemos colocar-nos na posição da pessoa e ver a gravidade ou não da questão! Claro que já me desiludiram, claro que já desiludi, mas, felizmente, poucas vezes.
Ainda hà pouco tempo estava um amigo a conversar comigo sobre isto e demos connosco a dar exemplos de momentos em que tivemos a certeza de que não mostrámos o nosso verdadeiro "eu" e em que demos uma imagem completamente errada de nós aos outros, tendo medo de desiludir.
Esse mesmo amigo falou por exemplo, em blogs, e deu o exemplo do meu! Realmente fiquei a pensar nisso: Qual será a imagem que os leitores (conhecidos ou desconhecidos) têm da minha pessoa? Não encaro o meu blog como um diário, ao contrário da maior parte dos bloguistas, não tenho nenhum tema em particular, não penso em quem vai ler aquilo que escrevo... Alguns dos textos não mostram quem sou, outros sim, alguns são meros desabafos e coisas do momento, coisas que não consigo deitar cá para fora (porque, feliz ou infelizmente, isso não faz parte do meu feitio) e então escrevo...
Para conhecermos alguém de verdade, não é um blog, não é uma noite, não são 2 horas de conversa... É preciso muito mais... E é preciso aprendermos a ter a pessoa em baixa consideração, para que ela suba sempre, em vez de descer lá bem do alto e estragar tudo!
Para conhecermos alguém de verdade, não é um blog, não é uma noite, não são 2 horas de conversa... É preciso muito mais... E é preciso aprendermos a ter a pessoa em baixa consideração, para que ela suba sempre, em vez de descer lá bem do alto e estragar tudo!
Sem comentários:
Enviar um comentário